terça-feira, 25 de setembro de 2007

Abertura do processo

Na semana passada, resolvemos finalmente abrir o processo.

Depois de pensar sobre o assunto, vimos que vou ter que refazer a prova do IELTS, já que esta é a única forma de conseguir os pontos que faltam. A prova é no início de dezembro. Mas se abríssemos o processo agora, com o prazo que existe até o pedido dos documentos, seria suficiente pra eu já ter refeito a prova.

Fiz o depósito no Itaú, total de R$ 1900 pra nós dois e de noite fui preencher o formulário, ao que me deparo com a parte do passaporte dos familiares e então o passaporte da Mari está vencido. Tudo bem pensamos, vamos renovar amanhã e já enviamos com o novo número. Ali mesmo já entramos no site da Polícia Federal, preenchemos todos os dados necessários e emitimos a GRU pra pagar a renovação. Vimos que era necessário agendar o atendimento na polícia: decepção só tinha pra 15 de outubro e estávamos em 17 de setembro!. Pensamos em ir diretamente na polícia e tentar um atendimento por ordem de chegada, infelizmente ligamos pra lá e realmente o atendimento é só com o agendamento. Enfim, agendamos, agora pro dia 17 que era o que tinha disponível.

Mais alguns dias se passaram até que ontem (24 de setembro) resolvemos ligar e perguntar afinal ao Consulado se teria algum problema por conta de ter feito o depósito em 17 de setembro e só enviar o formulário um mês depois. Nos responderam que não seria necessário esperar pela renovação do passaporte, que poderíamos enviar com o número antigo e colocar um asterisco e esclarecendo que o novo estava sendo providenciado, e que afinal, a documentação só teria que ser enviada dali alguns meses e já teríamos o novo.

Hoje então ao meio-dia vou enviar via Sedex o envelope com o formulário e comprovante de depósito. Estamos bem ansiosos! Parece que agora a coisa tá tomando forma, tem ares de ser real e isso anima.

Afinal, foi dada a largada! :) (se bem que já devo ter pensado isso antes, quando fiz a prova do IELTS, mas com o resultado "negativo", a sensação de progresso era nula).

Nenhum comentário: