sexta-feira, 11 de abril de 2008

Dia movimentado

Resultados do IELTS

Hoje saiu o resultado do IELTS na internet, mas só vou acreditar quando ver o papel impresso com os números, que por sinal irei pegar amanhã de manhã (sábado).

Novo passaporte

Ao meio-dia fui fazer um novo passaporte para mim. No início do ano de 2005 eu havia feito o meu passaporte pois estava participando de um processo de seleção para um estágio no exterior (pelo IAESTE). Infelizmente não fui aceito para a vaga que eu escolhi e resolvi tocar o barco.

Agora com o processo da imigração resolvi tirar um novo passaporte por alguns motivos, que inclusive me dei conta de nem todos fazerem sentido. Minha idéia era ter o visto de entrada de residente permanente do Canadá em um passaporte que vá valer por mais anos (o antigo era só até 2010, o novo será até 2013). Outro motivo era ter um passaporte no novo modelo que é melhor aceito internacionalmente por conta de novos itens de segurança. Mas o que disso está errado? O fato de que o visto de residente permanente do Canadá é de uma entrada, ou seja, quando eu entrar no Canadá pela primeira vez, ele deixa de valer e aí então pra entrar e sair do país terei que utilizar o cartão de residente permanente que terei que solicitar lá, tal qual temos aqui o nosso RG. E o fato de ter um passaporte mais novo, não necessariamente precisaria ter tirado agora, poderia muito bem esperar esse vencer.

Enfim, a via crucis para retirar o novo passaporte. No final de janeiro de 2008 fiz a solicitação do novo passaporte pelo site do Departamento de Polícia Federal - DPF e agendei a entrega de documentos, por incrível que pareça, só tinha dia disponível pra hoje, sim, 3 meses depois.

Para piorar um pouco teve alguns fatos complicadores. Em janeiro emiti o boleto para o pagamento da emissão de passaporte, só que este boleto vencia em fevereiro e nesta época estávamos sem dinheiro pra gastar nisso. Mas sem problemas, já que a entrega da papelada toda era só agora em abril, entrei novamente no site da DPF e solicitei nova via do boleto para o meu protocolo, agora com vencimento em março. Paguei esta via e pronto.

Durante esta semana quando fui olhar a papelada que teria que levar, me dei conta da necessidade de emitir uma cópia do comprovante de pagamento, até aí sem problemas já que entrei no site do meu banco e emiti uma cópia do comprovante. Emiti também uma cópia do protocolo e boleto gerados em janeiro. Lá me fui feliz da vida e não é que chegando lá a guria que estava me atendendo disse justamente o que eu não queria ouvir? Eu teria que ter levado o boleto que eu paguei (aquele segundo emitido) e não o que eu emiti em janeiro. Ainda tentei argumentar que eu tinha ali o comprovante de pagamento, que justamente comprovava que eu havia pago a taxa.

Quando já estava desistindo e pensando no que fazer e onde que eu poderia (que sequer poderia) ter gravado uma cópia daquele segundo boleto (já que eu não imprimo fisicamente em papel, mas imprimo para um arquivo PDF e guardo no computador), o homem que estava ali coordenando as pessoas a serem atendidas interveio, ela explicou a situação pra ele e ele me perguntou se eu não tinha esse segundo boleto, no que me deu um estalo e disse que não tinha impresso, já que tinha pago pela internet; na mais das boas vontades ele me pediu que recolhesse toda minha documentação e esperasse um pouco enquanto eles atendiam outros e outro funcionário procuraria no sistema pelo "crédito" (creio eu) daquele valor conforme o código daquele boleto que eu tinha pago e tinha o comprovante.

Pra minha alegria, em menos de 5 minutos ele me chamou de novo e pude continuar o resto do processo.

Sei que hoje foi sexta-feira, as pessoas já estão mais cansadas da semana inteira de trabalho, mas a moça que me atendeu estava mal; muito mal; a coitada estava bocejando MUITO e nitidamente com muito sono; ela me tirou uma foto, pediu que eu assinasse em uma prancheta de digitalização e em seguida me instrui como colher as cópias de minhas digitais, fez a primeira e foi dar um passeio, fiquei por ali fazendo o resto sozinho; conforme mostrava na tela do computador, eu colocava o dedo solicitado e girava pra um lado e depois outro e parava novamente no meio. No último dedo ela voltou, me pediu pra conferir meus dados e me entregou meu papel com o número do protocolo, pra eu voltar lá dia 22 de abril e pegar o passaporte. A propósito, com a confusão toda anterior, ela tinha ficado com a minha cópia do protocolo, e ao final do atendimento de outra pessoa entregou o meu papel do protocolo. Por sorte a outra pessoa se deu conta do engano e voltou para solicitar o seu papel correto.

Ainda, aproveitei a ida até lá e já entreguei a solicitação de atestado de antedecentes criminais, que ficará pronta pra próxima sexta-feira (18 de abril); aproveitarei e vou só no dia 22 de abril e pego tudo de uma vez só. Claro que essa também não poderia ter sido tão simples, e eu tinha que ter me esquecido de alguma coisa: era necessária uma cópia do documento de identidade. No que estrategicamente do lado de fora da DPF há um local com acesso à internet e com máquinas de fotocópias. Fui ali, paguei 30 centavos e voltei no atendimento pra entregar a cópia da identidade e pegar o comprovante da solicitação.

Bom, mas e depois desse texto todo, e o tal do IELTS? Ahá, não pense que eu esqueci.
Pela manhã, um amigo que acompanha o nosso processo veio falar comigo pela internet e me perguntou dos resultados da prova do IELTS. Como eu ainda não tinha olhado, acessei o site e verifiquei o resultado. Bom, as pessoas que não contaram sobre o seu processo no ambiente de trabalho certamente devem ter passado por uma situação dessas (no meu caso, de novo): olhei o resultado e fiquei eufórico, queria contar pra todos mas tive que me conter.

E aqui estão os resultados!
Reading: 7
Listening: 7
Writing: 6
Speaking: 7.5
Overall Band: 7

Justamente no que eu pensava ter ido pior, eu fui melhor! Mas ainda não me dei por convencido, já que está escrito isso daqui no site:

Disclaimer: Please note that this online result is provisional and should not be used as an official confirmation of your achievement. British Council will not accept any responsibility in the event that your result fails to display here, whether due to a technical fault or administrative procedure.


Então quando eu pegar o papel e ver impresso o resultado, daí sim eu vou comemorar com MUITO gosto. Com esse resultado temos então um total de 69 pontos e com a mínima exigida sendo 67, estamos dentro.

Agora é terminar de juntar a documentação toda e enviar tudo o quanto antes. Tenho a impressão de ter lido em algum lugar, mas não me lembro se era fonte oficial, de que não faria diferença entre mandar os documentos logo no início ou no mesmo no final do prazo de 4 meses. Na dúvida vou enviar logo. Ontem mesmo já fiz várias cópias de vários documentos, principalmente a parte de estudos e trabalho. Faltam os formulários e comprovantes bancários, além dessa minha parte do passaporte e nossos certificados da DPF.

Bom, desculpem pelo longo post, mas como disse antes, foi um dia movimentado, cheio de alegrias, ansiedades e frustrações. Acho melhor ir me acostumando pois a parte da ansiedade tende a piorar.

2 comentários:

\(^_^)/ disse...

Tiago,
Parabéns pelos resultados do IELTS! Agora é só relaxar e ir tocando tudo com calma que as coisas já estão se ajeitando.
Abraço!

Marcos Leal Silva disse...

Meu guriii...
parabéns!


É isso aí, vai tranqüilo que tu tens capacidade de sobra pra superar qualquer barreira. O negócio é não ficar nervoso, mantém a calma e faz as coisas com os pés no chão, sem afobação, pensadas... e tudo dará certo!
Marcos