sexta-feira, 28 de março de 2008

IELTS - second try

Sim, infelizmente a pontuação da primeira vez que fiz o IELTS não foi suficiente pra completar os pontos necessários do pass mark (67 pontos), ficou faltando 2 pontos que pra conseguir só refazendo o IELTS e tentando tirar pelo menos duas notas acima de 7, que é o suficiente pra eu atingir os 67 pontos.


Hoje fiz a prova do Speaking e amanhã farei o resto das provas escritas (listening, reading e writing).

Analisando friamente, a prova do Speaking em si foi bem tranqüila, os assuntos propostos eram bem familiares para mim. Inicialmente falamos sobre mim, sobre o que eu fazia, ela me perguntou sobre uso de cartas, e-mail, freqüência que eu faço uso disso, qual deles eu preferia, coisas básicas do dia-a-dia. Segunda parte da prova ela me deu um cartão com a proposta de assunto sobre alguém que eu tivesse tido contato no trabalho, quem era essa pessoa, o que ela fazia, como que ela me influenciou e se foi positivamente ou negativamente. Falei de um chefe que eu tive uma vez, sobre a organização dele, como que ele agia com relação a sua equipe e que ele me ajudou pois eu era muito desorganizado. Na terceira parte da prova continuamos a conversar sobre esse assunto, ela me fazia questões sobre características das pessoas que ajudavam a vencer na vida profissional, e enquanto estudantes o que poderiam fazer pra ajudar depois em suas vidas profissionais, se eu recomendaria a minha profissão pra outras pessoas, dentre outras coisas.

Só que teve um grande problema nisso tudo. A prova estava marcada pras 16:10, eu cheguei 15:30 e fiquei esperando. Por estar ali, o nervosismo que eu já estava ao longo do dia só foi piorando. Iniciamos a prova uns 20 minutos antes do horário marcado e fiquei mais nervoso por "não ter me preparado" (coisa besta, mas me ocorreu isso na hora), apesar de ter me preparado sim, em casa ao longo de dias. Durante a primeira parte da prova eu ainda estava conseguindo me segurar e não demonstrar o nervosismo, eu sabia que era considerada uma parte mais fácil e creio que isso tenha me influenciado. Dali em diante já na segunda parte, que era pra eu pensar e fazer anotações que pudessem me ajudar sobre o assunto por até um minuto e depois falar de 1 a 2 minutos, notei que a coisa começou a piorar significativamente. Não que eu falasse errado, mas as palavras começaram a travar, me dava uma vontade de acabar logo com aquilo e sair dali; cheguei até a pedir desculpas pelo nervosismo. A terceira parte então foi pior ainda; eu suava, me segurava na cadeira, olhava pra um canto da sala, segurava uma mão na outra, esfregava os dedos, até tentei gesticular um pouco pra ver se conseguia fazer algo de útil com as mãos que não demonstrassem tanto o meu nervosismo. Felizmente a avaliadora durante todo o tempo sorria e creio eu que tentava me passar confiança, meio que fazendo uma cara de "não te preocupa, segue adiante"; apesar de que na terceira parte da prova a cara dela parecia mais com "o quê tu quis dizer com isso, mesmo?". 

Chegando em casa, ainda me dei conta de umas burradas que eu fiz:
- na terceira parte da prova era pra ser mais como um diálogo, eu até teria que ter feito umas questões pra ela: não fiz nenhuma
- no final, depois de ter terminado fiquei me desculpando pelo nervosismo, falei umas besteiras do tipo, que se fosse uma conversa normal eu não estaria daquele jeito, era mais por conta de uma pressão por saber que estava em um "teste". duh pra mim.

Bom, fazer o quê? Eu devia é ter me preparado mais. Podia ter simulado umas conversas e garanto que tudo teria sido bem mais fácil. Agora é esperar que eu consiga não ficar tão nervoso nas provas de amanhã, pois quero ver se consigo tirar pelo menos duas notas acima de 7, e pra piorar acho que a de hoje eu fui pior do que a outra vez que tirei 6,5. Vejamos daqui a 2 semanas.

Nenhum comentário: