quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Cidade de destino no Canadá

Quando abrimos o processo, creio que como a maioria dos imigrantes, queríamos morar em Toronto. São diversos fatores que nos levam à esta escolha, dentre eles o fato de ser uma cidade muito grande e com diversas oportunidades de emprego, portanto uma chance menor de ficar desempregado por mais tempo, ou ainda também por possuir diversos atrativos que só uma cidade grande pode proporcionar tais como lojas e shopping centers que (achamos) serão legais de se ter.

Com o tempo e conversando com outras pessoas vimos que estes motivos não são tão fortes assim. Ao se considerar a oferta de emprego e comparar com a população nota-se que a oferta de empregos disponíveis por habitante não é tão melhor do que em outros lugares. Quanto ao quesito lojas e diversão, em outros grandes centros (não tão grandes assim) também estão disponíveis. Portanto outros aspectos devem ser levados em conta.

Especialmente em um encontro de imigrantes, um casal de Edmonton estava por aqui e nos proporcionou uma visão do que estava sendo para eles morar por lá, já por dois anos naquele momento.

Alguns aspectos que eles destacaram:
- Cidade menor (700mil habitantes);
- Clima mais frio e seco;
- Não existe o imposto provincial;
- Não existe a carência no plano de saúde;

Ao ouvir estas características algumas coisas que eu sempre pensei vieram à tona. Pensando no estilo de vida aqui do Brasil, eu e a Mari temos um grande desejo de morar em uma cidade menor, onde possamos ir trabalhar e não perder horas no trânsito, onde seja possível sair nas ruas sem se preocupar.

O clima aqui em Porto Alegre, por vezes é de matar quando fica com dias abafados, úmidos e quentes; ficamos suando em excesso mesmo parados e não gostamos nada disso. Dois pontos à favor para Edmonton.

A Mari quer continuar estudando e eu também. Em Edmonton existe a University of Alberta, que é renomada, reconhecida e com um corpo docente de extrema qualidade.

Claro que estes são aspectos e argumentos superficiais e poderia me estender por horas analisando tanto argumentos à favor quanto contra. Mas o que me deixa mais tranquilo em relação à isso tudo é que caso tudo o mais esteja dando errado, basta pegar algumas malas e se mudar para outra cidade. Para nós que teremos mudado de país, o que seria dar um pulinho ali, um pouco mais pro lado no mapa?

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Vergonha na cara

Sei que este blog anda abandonado e parado. Sinto que minha vida também anda um pouco assim.

Participei ontem de um encontro com imigrantes, em Porto Alegre. A sensação geral que se tem é de que o mesmo está acontecendo com os outros. A vida parou, o consulado parou e alguns que estão no processo federal sob as novas regras se sentem piores ainda já que o consulado não lhes deu o derradeiro "NÃO".

Pena que eu possa estar dizendo o que já disse por aqui, tal como "queria estudar, mas vou esperar", ou ainda "queria comprar, mas vou esperar". Agora adiciona-se a esta lista o "queria escrever no blog, mas vou esperar por novidades".

O que acontece é que cansei.

Não quero mais esperar ter novidades pra tocar a vida e algumas coisas que dependem disso. Não posso perder tempo esperando algo acontecer. para que só então tome uma atitude.

O nosso processo está de certa forma bem adiantado. Estamos agora só esperando o pedido de exames médicos e quando isso acontecer provavelmente em dois meses depois estaremos com os vistos e prontos para embarcar em direção a uma nova vida.

Claro que nesse tempo todo eu continuei a estudar sobre o lugar que queremos morar, mas não com tanto entusiasmo. Salvei em um arquivo ".txt", em algum canto do computador algumas notas e links de coisas para estudar sobre a nova vida.

Por isso, o que farei é o seguinte, vou rever esse material e escrever sobre eles. Claro, será uma oportunidade de finalmente tirar de "um canto do computador", ler sobre o assunto e de quebra ajudar alguém que um dia possa ter dúvidas sobre aquilo.

Espero que isso dê um ânimo em mim e na Mari e quem sabe em mais pessoas que também estão com os pés de molho em um balde d'água fria. Um abraço a todos e um feliz 2009 cheio de realizações de sonhos.