quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Cidade de destino no Canadá

Quando abrimos o processo, creio que como a maioria dos imigrantes, queríamos morar em Toronto. São diversos fatores que nos levam à esta escolha, dentre eles o fato de ser uma cidade muito grande e com diversas oportunidades de emprego, portanto uma chance menor de ficar desempregado por mais tempo, ou ainda também por possuir diversos atrativos que só uma cidade grande pode proporcionar tais como lojas e shopping centers que (achamos) serão legais de se ter.

Com o tempo e conversando com outras pessoas vimos que estes motivos não são tão fortes assim. Ao se considerar a oferta de emprego e comparar com a população nota-se que a oferta de empregos disponíveis por habitante não é tão melhor do que em outros lugares. Quanto ao quesito lojas e diversão, em outros grandes centros (não tão grandes assim) também estão disponíveis. Portanto outros aspectos devem ser levados em conta.

Especialmente em um encontro de imigrantes, um casal de Edmonton estava por aqui e nos proporcionou uma visão do que estava sendo para eles morar por lá, já por dois anos naquele momento.

Alguns aspectos que eles destacaram:
- Cidade menor (700mil habitantes);
- Clima mais frio e seco;
- Não existe o imposto provincial;
- Não existe a carência no plano de saúde;

Ao ouvir estas características algumas coisas que eu sempre pensei vieram à tona. Pensando no estilo de vida aqui do Brasil, eu e a Mari temos um grande desejo de morar em uma cidade menor, onde possamos ir trabalhar e não perder horas no trânsito, onde seja possível sair nas ruas sem se preocupar.

O clima aqui em Porto Alegre, por vezes é de matar quando fica com dias abafados, úmidos e quentes; ficamos suando em excesso mesmo parados e não gostamos nada disso. Dois pontos à favor para Edmonton.

A Mari quer continuar estudando e eu também. Em Edmonton existe a University of Alberta, que é renomada, reconhecida e com um corpo docente de extrema qualidade.

Claro que estes são aspectos e argumentos superficiais e poderia me estender por horas analisando tanto argumentos à favor quanto contra. Mas o que me deixa mais tranquilo em relação à isso tudo é que caso tudo o mais esteja dando errado, basta pegar algumas malas e se mudar para outra cidade. Para nós que teremos mudado de país, o que seria dar um pulinho ali, um pouco mais pro lado no mapa?

2 comentários:

Sweet Canadian Life disse...

Esse e' o momento mais dificil: escolher a cidade aonde querem morar. Sabem o que nos fizemos: viemos visitar ao vivo e a cores cada uma delas e sentir com os nossos coracoes onde seria o nosso cantinho!!!
Parabens pela decisao de voces!
Abracos,
Denise

Tiago disse...

Obrigado Denise.

Sentimos que estamos fazendo a coisa certa. É bom saber que estamos em um momento que nos permite fazer este tipo de escolhas e que erros somente nos farão crescer e aprender mais.

Abraços
Tiago