sábado, 17 de setembro de 2011

Quase dois anos de Canadá

Quem diria (eu com certeza), já faz praticamente dois anos que estamos no Canadá. Saímos do Brasil no dia 20 de setembro ("o precursor da liberdade"). Eu ainda não voltei ao Brasil e a Mari foi uma vez. Estamos com planos de ir em Novembro para o casamento de minha cunhada.

Finalmente deixamos de pagar aluguel e afundamos em um mortgage. Foi até engraçado escolher o banco e o mortage. Tínhamos conta no RBC e estávamos até satisfeitos com as taxas deles. Conversando com o nosso realtor, ele nos sugeriu um amigo deles que trabalha com o TD. O atendimento do TD foi excepcional e com taxas melhores. Então algo que nunca fazemos acabou acontecendo. Ao ligar pro RBC e falar que pegaríamos o financiamento com o TD, a moça nos ofereceu uma taxa melhor do que tinha oferecido antes, igualando com a do TD. Ficamos satisfeitos, assim teríamos todas nossas contas em um banco só. Ligamos de volta pro TD e o mortgage specialist ficou bastante impressionado e perguntou o porque estávamos voltando pro RBC e dissemos que eram as taxas. Ele nos prometeu taxas melhores então. Dito e feito, nos ligou de volta, em questão de horas com taxas melhores ainda do que o RBC. Ligamos novamente pro RBC pra contar que ficaríamos com o TD, eles chegaram a igualar a taxa, mas então fui pesquisar sobre o TD e por terem feito um atendimento que sempre ia além, sem só igualar, trocamos de banco! Todas nossas contas, cartão de crédito, mortgage foram transferidos de banco. Ficamos extremamente surpresos com o atendimento deles (a presteza e agilidade).

Nesse meio tempo desde a última atualização do blog, minha irmã veio e ficou uns 3 meses, meus pais vieram e ficaram uns 20 dias. Passeamos nas Rocky Mountains (Jasper, Banff, Lake Louise), aproveitamos e estendemos a visita até Vancouver e Victoria. Fizemos uma parada em Kamloops e outra em Kelowna.

Ainda enquanto meus pais estavam aqui, já na última semana, na quarta pela manhã abro meus emails e vejo um de uma recrutadora me falando de uma vaga pra desenvolvimento para dispositivos móveis, que por sinal é uma de minhas paixões. Imediatamente respondi dizendo que tinha interesse sim. Nem 10 minutos depois de enviar o email ela me ligou e pediu pra marcar uma entrevista pessoalmente e perguntou se podia ser naquela tarde. Assim, as duas da tarde fui para a entrevista. Falei sobre minha situação, de que desde que cheguei no Canada ainda estava à procura de um emprego na área de desenvolvimento de software e que o desenvolvimento pra dispositivos móveis era algo que eu gostava muito apesar de só ter tido uma experiência com isso lá nos idos de 2006. Ela falou sobre a empresa, que era um ambiente bem casual e descontraído, com horários flexíveis. A grande vantagem pro meu lado é que eles não achavam ninguém no mercado para aquela vaga. Ela falaria de mim pra eles e se eles se interessassem entraria em contato de novo. Eu não fiquei com muitas esperanças, por conta das outras vezes que nunca tinha dado em nada, mas com uma vontade muito grande de que essa desse. Eis que ao chegar em casa, 1 hora depois da entrevista, recebo outra ligação da recrutadora; eles queriam me entrevistar e era para aquela sexta as 10h. Fiquei muito animado, revisei termos e vi novidades da área, estudei meu resume, escrevi respostas para aquelas perguntas padrão, do tipo "quais seus pontos fracos", "me fale sobre você", "onde você se vê daqui a 5 anos", tudo na ponta da língua. Sexta de manhã fui lá e enquanto esperava na recepção várias pessoas passaram por mim, muitas dessas usando bermuda, camiseta e sandália. Eu adorei aquilo e já me imaginava trabalhando ali. Na hora marcada o Controller da empresa veio me buscar e levar pra sala de reuniões. Ele usava bermuda, camiseta e sandália. Estavam também o vice-presidente (de bermuda, camiseta e chinelo - daqueles tipo Raider) e o diretor de TI (que usava jeans, camiseta e tênis All-Star). Foi uma conversa super descontraída de aproximadamente uma hora. Falamos da minha experiência com dispositivos móveis, sobre o ambiente de trabalho que eu gosto de trabalhar, se eu preferia em time ou individual, sobre pretensão salarial, enfim coisas normais de uma entrevista mas em um clima bem descontraído. Saí dali com uma boa impressão e ansioso. Naquela mesma tarde recebi por email uma oferta de emprego, com o salário que eu tinha pedido! Resumindo a história, voltei a trabalhar na minha área, na parte que eu mais gosto, com um aumento de salário e um ambiente super legal.

No último final de semana (9 de setembro), recebi por email um alerta vermelho para aurora boreal e o melhor de tudo é que estava um céu límpido. Naquela noite eu tinha certeza que veria e fotografaria a aurora boreal, já que nas outras eu só consegui ver. Preparei minha câmera e saí de carro em direção ao norte, passei um pouco de Morinville, fui andando pela estrada até achar uma estrada secundária que fosse mais escuro e me fui por ali. Depois olhando no mapa vi que tinha um lago bem ao meu lado. Eu não vi nada, não tinha uma luz artificial por ali, a não ser no horizonte, mas que em mim não iluminavam nada. Fiz algumas fotos, pena que ficaram um pouco desfocadas, mas digo que mesmo que estivessem bem focadas, não há foto que descreva o que eu vi naquela noite. É MUITO lindo de se ver. Em um dado momento, aquelas luzes estavam dançando no céu sobre minha cabeça e tinham desde um tom violeta até o verde, que iam se estendo em direção ao horizonte. Muito bonito mesmo.

3 comentários:

Lú Sant´Anna disse...

Fico muito feliz por vocês!! Por terem alcançado um grande sonho e por estarem sempre lutando para ter algo melhor! Nos vemos em novembro! Com muito Armelin e Fornao!!! Bjsss

Ana Sant'Anna disse...

Ficamos felizes que os objetivos de vocês estão se ndo alcançados. Aguardamos vocês em novembro. BJ

Marcos Leal Silva disse...

Muito legal. E que Deus continue sempre na frente no caminho de vcs. Abraços.