quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Fiz a prova do IELTS!

Hoje foi O dia.

A bateria de provas iniciou às 13h com a prova do Listening, ao iniciar, o fiscal tentou ajustar o volume do rádio que tocava o CD, mas mesmo assim, não ficou lá grande coisa. Enfim, ao longo pra prova, a impressão que dava é que a cada diálogo, a dificuldade aumentava. Foi um total de 40 questões. Nas primeiras era bem fácil de captar no diálogo as palavras e números que preenchiam as lacunas. Conforme o teste foi passando, parecia que era necessário interpretar o diálogo e dali achar alguma palavra que preenchesse a lacuna correspondente e ao final a sensação era de que tudo isso acontecia muito rápido. Fim da prova do Listening. Essa parte tomou aproximadamente 30 minutos. Infelizmente perdi algumas palavras e nos 10 minutos finais que tínhamos pra passar as respostas do caderno pra revisão acabei chutando.

Sem pausa para descanso iniciamos a parte do Reading. Nos foi dado um caderno de provas relativo a esta parte e continuamos com a mesma folha de respostas. Esta parte da prova foi bem mais tranqüila para mim. Tínhamos 1 hora pra realizar a prova e consegui chegar ao final aos 45 minutos. Aproveitei pra reler as minhas respostas e descobri que tinha pelo menos 3 erradas :).
O estilo da prova consistia em alguns textos, menores que iam aumentando ao longo da prova e que tínhamos que responder questões do tipo de achar a palavra que respondesse a uma pergunta, determinar se uma sentença era verdadeira ou falsa ou ainda se não tinha sido dada informação, tudo com base no texto.

Tivemos então um intervalo de 10 minutos e voltamos pra sala de provas.

A prova seguinte foi a de Writing, bem simples. 2 questões, a primeira, onde tínhamos que escrever um texto de pelo menos 150 palavras. Este texto teria que ser sobre um novo aeroporto que seria construído, endereçado a um político local. Era necessário dizer como que tínhamos ouvido falar disso, argumentar o porque seria ruim e escrever algumas alternativas. O segundo texto era sobre o uso de uniformes e tinha que ter pelo menos 250 palavras. Era necessário falar sobre o uso de uniformes nas empresas, falar sobre coisas boas e depois sobre coisas ruins, procurando usar argumentos e exemplos pessoais.

Depois disso tudo, já era uma 16:50 e a minha próxima prova, a do Speaking seria somente às 18:10, então fui pros computadores que tinha à disposição dos alunos e dei uma navegada na internet.

Alguns minutos antes da minha prova, acho que já era 18h, desci pro hall das salas onde seria a prova, nisso a examinadora já me chamou. Esta prova foi relativamente tranqüila, o que achei estranho é que ela gravou a conversa, mas tudo bem. Perguntou meu nome, pediu minha identidade, perguntou se eu trabalhava ou estudava, depois foi fazendo algumas perguntas do tipo que eu teria que dar a minha opinião sobre algum assunto. Uma outra parte eu tinha que falar continuamente de 1 a 2 minutos sobre um assunto, que no caso foi sobre conselho, algum conselho que eu tivesse recebido, qual era e quem tinha me dado. Pra terminar ela ainda perguntou mais algumas coisas que eu teria que argumentar a minha opinião. Creio que me saí bem nessa parte.

Resumo, fui mal no listening, no reading, writing e speaking creio que me saí bem. Agora é esperar uns 13 dias pra eu saber que o resultado estará disponível, daí coloco os resultados aqui.

Próximo passo, que conforme os meus resultados e se eu já tiver pontos suficientes, é aplicar pra imigração.

3 comentários:

Anônimo disse...

obrigado pela partilha tiago. vou fazer o ielts dentro de dias e estou bem nervoso. como te preparaste?

Cati disse...

Oii, vou fazer a prova daqui a umas duas semanas . . e nao estudei nada especifico, meu desespero começou so agora . .
eu ja sou formada e taal . . mas so no curso de ingles normal . . fiz 5 anos e preciso de 5.5 na prova . . qe qe vcs acham ?

Tiago disse...

Oi Cati,

Acho que tanto quanto ou mais importante do que saber Inglês é saber o formato da prova. Ela é bem puxada com o tempo bem apertado. Se você for gastar muito tempo tendo que aprender como fazer a prova, acho que isso vai pesar bastante e impactar na sua nota.

Eu não sou avaliador nem nada; somente fiz algumas vezes e creio que esse tipo de coisa foi bastante importante.