sábado, 29 de março de 2008

IELTS - second try - restante das provas

Bom, hoje de tarde, a partir das 13h fiz o restante das provas, Listening, Reading e Writing.


Ao iniciar a prova a examinadora deu as instruções gerais e perguntou se alguém tinha algum problema ou dúvida, no que eu levantei o braço e perguntei sobre a possibilidade de utilizar algum outro tipo de cadeira. No que ela prontamente me respondeu que não. Mas porque afinal tanto estresse? Simples. Eles tinham na sala de provas aquelas cadeiras um tampo no apoio do braço, só que eu sou um tanto quanto obeso e minha barriga não entrava naquele espaço que tem entre o apoio das costas e a parte da frente do tampo. Moral, fiz a prova do listening e o reading sentado meio que de lado na cadeira. Ainda pra piorar a minha situação, no início da prova do reading comecei a sentir algumas dores de barriga e aguentei somente até a metade da prova e tive que pedir pra ir ao banheiro. Acho que a pizza que eu comi ontem de noite não me fez bem e estou com diarréia. Felizmente, só tinham se passado 20 minutos desde o início da prova do reading, consegui voltar e acabar com folga de 20 minutos. 

Pedi permissão pra sair da sala e fui na secretaria da escola. Conversei com a funcionária da escola que estava coordenando as várias turmas que estavam ali fazendo a prova e perguntei sobre a possibilidade de utilizar outra mesa, expliquei o caso, sobre minha obesidade e a dificuldade de sentar naquelas cadeiras e utilizar aquele tampo como apoio para escrita. Ela prontamente solicitou que um outro funcionário pegasse uma mesa de professor em outra sala e colocasse ali pra mim, ela buscou uma cadeira normal, sem apoio.

Aproveitei e fui novamente no banheiro, ainda não estava me sentindo muito bem.

Ao iniciar a prova do writing já estava bem melhor, meia hora já tinha se passado desde que eu havia deixado a sala ao final da prova do reading. Agora durante a prova do writing utilizei todo o tempo disponível. E creio que me saí muito bem em todas elas.

Sobre as provas em si:

- Listening: Foi uma prova tranqüila. Me senti BEM diferente em relação à outra vez que fiz a prova do IELTS. Segui algumas dicas que utilizei pra estudar. Olhei bem o texto antes de começar a escutar os diálogos e aproveitei pra assinalar no caderno de provas palavras chaves, ou sobre o que possivelmente se encaixaria ali. Ao ouvir os diálogos consegui facilmente identificar as respostas. 

- Reading: De forma similar à prova do listening, ao invés de iniciar lendo o texto fornecido, eu lia as questões que eu teria que responder, assinalava palavras chaves. Procurava entender as afirmações que deveria dizer que eram ou falsas ou verdadeiras. Daí então lia o texto. Assim, sem ter que ler depois novamente o texto eu já ia associando as respostas. Uma coisa que achei ruim foi um trecho da prova em que tinha um texto que ocupava duas folhas e as questões ficavam em uma terceira; só que o texto estava na folha da esquerda e da direita, então as questões no verso na segunda. Assim tinha que ficar folhando o caderno de questões e como ainda estava naquela cadeira medonha, sem apoio, senti que ficou um pouco pior.

- Writing: Quando estudei pra essa parte da prova me detive em detalhes tais como formatação do texto e formato de parágrafos esperados. Não acho que eu não saiba escrever, que cometa erros gramaticais grotescos, mas assim como em uma redação de um vestibular, há todo um formato de texto a ser seguido, que na primeira vez que fiz a prova eu não tinha idéia. Assim pra esta vez, procurei seguir coisas como, espaço de uma linha entre parágrafos ou uso de recuo na primeira linha do parágrafo e sem espaço de uma linha entre parágrafos. No formato da carta para alguém, tem que se fazer uma introdução com o assunto principal da carta, falar sobre cada coisa em um parágrafo pra cada uma, e no final ainda concluir reforçando o assunto principal. No outro texto que tinha que escrever, que era algo mais no formato de um artigo, tive que comparar os benefícios do uso do celular pra vida profissional e pra vida pessoal. Nessa parte temos que dar exemplos pra reafirmar o nosso ponto de vista.

Enfim, tenho a sensação de que a prova foi bem tranqüila, agora é só esperar pelo resultado. O legal é que temos a possibilidade de ver o resultado via internet antes mesmo de retirar o certificado. Lá vêm mais 15 dias de angústia e espera.

Nenhum comentário: