sexta-feira, 20 de junho de 2008

Semana de folga

Foi uma ótima semana de folga que eu tive. Ontem recebi uma proposta de emprego que no final das contas é melhor do que a situação que eu tinha anteriormente. Segunda, de volta ao batente.

Agradeço a todos que me deram palavras de apoio e se dispuseram a ajudar. Isso fez bastante diferença.

E agora, bola pra frente.

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Há males que vêm para o bem

Ontem recebi uma notícia que realmente não era esperada.

Fui chamado por um dos donos da empresa, para uma reunião de última hora. E infelizmente recebi a notícia de que os meus serviços não seriam mais necessários. Ele fez questão de deixar claro que estava sendo feito um corte de custos e dentre as pessoas que atualmente estavam no meu projeto eu não estava rendendo tanto e fui o escolhido.

Não concordo totalmente com os argumentos e nem tive chance de questioná-los. Mas a questão não é essa. De certa forma vou encarar como um pé na bunda que te empurra pra frente. Com isso tudo, consegui tirar o dinheiro do FGTS que de outra forma eu não tiraria e vou ganhar 40% em cima dele. O que no caso da imigração vai ser ótimo poder ter esse dinheiro. Quero ver se aproveito essa chance e acho algo em que eu consiga conciliar alguns projetos pessoais que eu tenho e não estava conseguindo tocar. Projetos esses que depois no Canadá pretendo dar prosseguimento.

Enfim, de certa forma, creio que existam males que vêm para o bem.

terça-feira, 3 de junho de 2008

Documentos enviados!

Ontem a noite revisei tudo, assinamos os formulários que necessitavam de assinatura. Então finalmente hoje, depois de muito me amarrar, enviei os documentos para o consulado. Agora é só esperar mais um bom tempo até o pedido de exames médicos.

Atualizei o nosso status aqui, o nosso número é o 72, que iniciou em 25 setembro de 2007.

Atualizei aqui no blog também, aí na coluna do lado.

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Atualização do status

Continuamos por aqui, ainda não desistimos desse sonho. Sei que estou parecendo bastante negativo, mas acho que isso deve ser normal por conta do longo processo. Inclusive a Mari ultimamente tem dado sinais de que não está tão animada com a idéia.

Enfim, ainda estou enrolado com a papelada pra enviar pro consulado em São Paulo. Já temos as cópias de todos os documentos solicitados, preenchemos os formulários. Só que quero dar uma verificada nisso, pra me certificar de que não faltou nada. Vou aproveitar esse feriadão e fazer isso.

Bom, era isso, quando enviar tudo, dou mais notícias.

domingo, 27 de abril de 2008

Atualizações

  • Os resultados do IELTS eram aqueles mesmos que tinham sido publicados na Internet.
  • Sexta-feira fui na polícia federal aqui em Porto Alegre e peguei o meu passaporte, o atestado de antecedentes criminais da Mari e o meu.
  • Estou juntado e revisando toda a papelada; falta só preencher os formulários, acho que essa semana ainda já mando tudo.

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Dia movimentado

Resultados do IELTS

Hoje saiu o resultado do IELTS na internet, mas só vou acreditar quando ver o papel impresso com os números, que por sinal irei pegar amanhã de manhã (sábado).

Novo passaporte

Ao meio-dia fui fazer um novo passaporte para mim. No início do ano de 2005 eu havia feito o meu passaporte pois estava participando de um processo de seleção para um estágio no exterior (pelo IAESTE). Infelizmente não fui aceito para a vaga que eu escolhi e resolvi tocar o barco.

Agora com o processo da imigração resolvi tirar um novo passaporte por alguns motivos, que inclusive me dei conta de nem todos fazerem sentido. Minha idéia era ter o visto de entrada de residente permanente do Canadá em um passaporte que vá valer por mais anos (o antigo era só até 2010, o novo será até 2013). Outro motivo era ter um passaporte no novo modelo que é melhor aceito internacionalmente por conta de novos itens de segurança. Mas o que disso está errado? O fato de que o visto de residente permanente do Canadá é de uma entrada, ou seja, quando eu entrar no Canadá pela primeira vez, ele deixa de valer e aí então pra entrar e sair do país terei que utilizar o cartão de residente permanente que terei que solicitar lá, tal qual temos aqui o nosso RG. E o fato de ter um passaporte mais novo, não necessariamente precisaria ter tirado agora, poderia muito bem esperar esse vencer.

Enfim, a via crucis para retirar o novo passaporte. No final de janeiro de 2008 fiz a solicitação do novo passaporte pelo site do Departamento de Polícia Federal - DPF e agendei a entrega de documentos, por incrível que pareça, só tinha dia disponível pra hoje, sim, 3 meses depois.

Para piorar um pouco teve alguns fatos complicadores. Em janeiro emiti o boleto para o pagamento da emissão de passaporte, só que este boleto vencia em fevereiro e nesta época estávamos sem dinheiro pra gastar nisso. Mas sem problemas, já que a entrega da papelada toda era só agora em abril, entrei novamente no site da DPF e solicitei nova via do boleto para o meu protocolo, agora com vencimento em março. Paguei esta via e pronto.

Durante esta semana quando fui olhar a papelada que teria que levar, me dei conta da necessidade de emitir uma cópia do comprovante de pagamento, até aí sem problemas já que entrei no site do meu banco e emiti uma cópia do comprovante. Emiti também uma cópia do protocolo e boleto gerados em janeiro. Lá me fui feliz da vida e não é que chegando lá a guria que estava me atendendo disse justamente o que eu não queria ouvir? Eu teria que ter levado o boleto que eu paguei (aquele segundo emitido) e não o que eu emiti em janeiro. Ainda tentei argumentar que eu tinha ali o comprovante de pagamento, que justamente comprovava que eu havia pago a taxa.

Quando já estava desistindo e pensando no que fazer e onde que eu poderia (que sequer poderia) ter gravado uma cópia daquele segundo boleto (já que eu não imprimo fisicamente em papel, mas imprimo para um arquivo PDF e guardo no computador), o homem que estava ali coordenando as pessoas a serem atendidas interveio, ela explicou a situação pra ele e ele me perguntou se eu não tinha esse segundo boleto, no que me deu um estalo e disse que não tinha impresso, já que tinha pago pela internet; na mais das boas vontades ele me pediu que recolhesse toda minha documentação e esperasse um pouco enquanto eles atendiam outros e outro funcionário procuraria no sistema pelo "crédito" (creio eu) daquele valor conforme o código daquele boleto que eu tinha pago e tinha o comprovante.

Pra minha alegria, em menos de 5 minutos ele me chamou de novo e pude continuar o resto do processo.

Sei que hoje foi sexta-feira, as pessoas já estão mais cansadas da semana inteira de trabalho, mas a moça que me atendeu estava mal; muito mal; a coitada estava bocejando MUITO e nitidamente com muito sono; ela me tirou uma foto, pediu que eu assinasse em uma prancheta de digitalização e em seguida me instrui como colher as cópias de minhas digitais, fez a primeira e foi dar um passeio, fiquei por ali fazendo o resto sozinho; conforme mostrava na tela do computador, eu colocava o dedo solicitado e girava pra um lado e depois outro e parava novamente no meio. No último dedo ela voltou, me pediu pra conferir meus dados e me entregou meu papel com o número do protocolo, pra eu voltar lá dia 22 de abril e pegar o passaporte. A propósito, com a confusão toda anterior, ela tinha ficado com a minha cópia do protocolo, e ao final do atendimento de outra pessoa entregou o meu papel do protocolo. Por sorte a outra pessoa se deu conta do engano e voltou para solicitar o seu papel correto.

Ainda, aproveitei a ida até lá e já entreguei a solicitação de atestado de antedecentes criminais, que ficará pronta pra próxima sexta-feira (18 de abril); aproveitarei e vou só no dia 22 de abril e pego tudo de uma vez só. Claro que essa também não poderia ter sido tão simples, e eu tinha que ter me esquecido de alguma coisa: era necessária uma cópia do documento de identidade. No que estrategicamente do lado de fora da DPF há um local com acesso à internet e com máquinas de fotocópias. Fui ali, paguei 30 centavos e voltei no atendimento pra entregar a cópia da identidade e pegar o comprovante da solicitação.

Bom, mas e depois desse texto todo, e o tal do IELTS? Ahá, não pense que eu esqueci.
Pela manhã, um amigo que acompanha o nosso processo veio falar comigo pela internet e me perguntou dos resultados da prova do IELTS. Como eu ainda não tinha olhado, acessei o site e verifiquei o resultado. Bom, as pessoas que não contaram sobre o seu processo no ambiente de trabalho certamente devem ter passado por uma situação dessas (no meu caso, de novo): olhei o resultado e fiquei eufórico, queria contar pra todos mas tive que me conter.

E aqui estão os resultados!
Reading: 7
Listening: 7
Writing: 6
Speaking: 7.5
Overall Band: 7

Justamente no que eu pensava ter ido pior, eu fui melhor! Mas ainda não me dei por convencido, já que está escrito isso daqui no site:

Disclaimer: Please note that this online result is provisional and should not be used as an official confirmation of your achievement. British Council will not accept any responsibility in the event that your result fails to display here, whether due to a technical fault or administrative procedure.


Então quando eu pegar o papel e ver impresso o resultado, daí sim eu vou comemorar com MUITO gosto. Com esse resultado temos então um total de 69 pontos e com a mínima exigida sendo 67, estamos dentro.

Agora é terminar de juntar a documentação toda e enviar tudo o quanto antes. Tenho a impressão de ter lido em algum lugar, mas não me lembro se era fonte oficial, de que não faria diferença entre mandar os documentos logo no início ou no mesmo no final do prazo de 4 meses. Na dúvida vou enviar logo. Ontem mesmo já fiz várias cópias de vários documentos, principalmente a parte de estudos e trabalho. Faltam os formulários e comprovantes bancários, além dessa minha parte do passaporte e nossos certificados da DPF.

Bom, desculpem pelo longo post, mas como disse antes, foi um dia movimentado, cheio de alegrias, ansiedades e frustrações. Acho melhor ir me acostumando pois a parte da ansiedade tende a piorar.

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Sistema de Timelines

Um companheiro de jornada na imigração pro Canadá criou um sistema de controle da linha do tempo (timeline) entre diferentes eventos no processo de imigração.

Com isso é possível saber quanto tempo os outros processos estão demorando para cada fase e "prever" o tempo no seu processo.

O sistema é bem simples de entender e pode ser acessado aqui

O nosso timeline iniciou em setembro de 2007, Tiago e Mariana.

Parabéns Ultranol pelo seu sistema, ficou muito bom e fácil de utilizar.

segunda-feira, 31 de março de 2008

Certificados das polícias e justiça - Rio Grande do Sul - Update

Entrei em contato com o consulado do Canadá em São Paulo perguntando sobre a validade do uso dos certificados emitidos pela Internet, conforme o post anterior.

A informação que obtive é dentre eles somente o da Polícia Federal NÃO é aceito. Bom, pelo menos é somente um certificado que terei que solicitar.

domingo, 30 de março de 2008

Certificados das polícias e justiça - Rio Grande do Sul

  • A Certidão de Antecedentes Criminais - Polícia Federal
Polícia Federal

Quando olhei o site há um tempo atrás, vi que o procedimento era preencher um formulário e levar na DPF e esperar 10 dias úteis. Hoje para a minha surpresa, achei um link pra emitir online o certificado. O problema é que o sistema está dando um erro de que está sobrecarregado e solicita que eu volte mais tarde.

Como pra emitir esse certificado precisa do passaporte e o meu ainda vou refazer no dia 11 de abril, então não tem tanto problema assim, mas assim que estiver com o passaporte em mãos e não conseguir emitir pelo site, vou correndo lá na DPF.


  • A Certidão de Antecedentes Criminais - estado do RS
Instituto Geral de Perícias
opção "Serviços Online"
opção "Emissão de Atestado de Antecedentes"



  • A Certidão de Distribuição Cíveis e Criminais - Ministério da Justiça Federal
Justiça Federal

Na parte da direita, link "Certidão Negativa", depois procura pela "Quarta Região" que é onde o Rio Grande do Sul se enquadra

Ou vai direto no site da Justiça Federal da 4a. Região: http://www.trf4.gov.br

Hoje, é esse o link: http://www.trf4.gov.br/trf4/processos/certidao/index.php

sábado, 29 de março de 2008

IELTS - second try - restante das provas

Bom, hoje de tarde, a partir das 13h fiz o restante das provas, Listening, Reading e Writing.


Ao iniciar a prova a examinadora deu as instruções gerais e perguntou se alguém tinha algum problema ou dúvida, no que eu levantei o braço e perguntei sobre a possibilidade de utilizar algum outro tipo de cadeira. No que ela prontamente me respondeu que não. Mas porque afinal tanto estresse? Simples. Eles tinham na sala de provas aquelas cadeiras um tampo no apoio do braço, só que eu sou um tanto quanto obeso e minha barriga não entrava naquele espaço que tem entre o apoio das costas e a parte da frente do tampo. Moral, fiz a prova do listening e o reading sentado meio que de lado na cadeira. Ainda pra piorar a minha situação, no início da prova do reading comecei a sentir algumas dores de barriga e aguentei somente até a metade da prova e tive que pedir pra ir ao banheiro. Acho que a pizza que eu comi ontem de noite não me fez bem e estou com diarréia. Felizmente, só tinham se passado 20 minutos desde o início da prova do reading, consegui voltar e acabar com folga de 20 minutos. 

Pedi permissão pra sair da sala e fui na secretaria da escola. Conversei com a funcionária da escola que estava coordenando as várias turmas que estavam ali fazendo a prova e perguntei sobre a possibilidade de utilizar outra mesa, expliquei o caso, sobre minha obesidade e a dificuldade de sentar naquelas cadeiras e utilizar aquele tampo como apoio para escrita. Ela prontamente solicitou que um outro funcionário pegasse uma mesa de professor em outra sala e colocasse ali pra mim, ela buscou uma cadeira normal, sem apoio.

Aproveitei e fui novamente no banheiro, ainda não estava me sentindo muito bem.

Ao iniciar a prova do writing já estava bem melhor, meia hora já tinha se passado desde que eu havia deixado a sala ao final da prova do reading. Agora durante a prova do writing utilizei todo o tempo disponível. E creio que me saí muito bem em todas elas.

Sobre as provas em si:

- Listening: Foi uma prova tranqüila. Me senti BEM diferente em relação à outra vez que fiz a prova do IELTS. Segui algumas dicas que utilizei pra estudar. Olhei bem o texto antes de começar a escutar os diálogos e aproveitei pra assinalar no caderno de provas palavras chaves, ou sobre o que possivelmente se encaixaria ali. Ao ouvir os diálogos consegui facilmente identificar as respostas. 

- Reading: De forma similar à prova do listening, ao invés de iniciar lendo o texto fornecido, eu lia as questões que eu teria que responder, assinalava palavras chaves. Procurava entender as afirmações que deveria dizer que eram ou falsas ou verdadeiras. Daí então lia o texto. Assim, sem ter que ler depois novamente o texto eu já ia associando as respostas. Uma coisa que achei ruim foi um trecho da prova em que tinha um texto que ocupava duas folhas e as questões ficavam em uma terceira; só que o texto estava na folha da esquerda e da direita, então as questões no verso na segunda. Assim tinha que ficar folhando o caderno de questões e como ainda estava naquela cadeira medonha, sem apoio, senti que ficou um pouco pior.

- Writing: Quando estudei pra essa parte da prova me detive em detalhes tais como formatação do texto e formato de parágrafos esperados. Não acho que eu não saiba escrever, que cometa erros gramaticais grotescos, mas assim como em uma redação de um vestibular, há todo um formato de texto a ser seguido, que na primeira vez que fiz a prova eu não tinha idéia. Assim pra esta vez, procurei seguir coisas como, espaço de uma linha entre parágrafos ou uso de recuo na primeira linha do parágrafo e sem espaço de uma linha entre parágrafos. No formato da carta para alguém, tem que se fazer uma introdução com o assunto principal da carta, falar sobre cada coisa em um parágrafo pra cada uma, e no final ainda concluir reforçando o assunto principal. No outro texto que tinha que escrever, que era algo mais no formato de um artigo, tive que comparar os benefícios do uso do celular pra vida profissional e pra vida pessoal. Nessa parte temos que dar exemplos pra reafirmar o nosso ponto de vista.

Enfim, tenho a sensação de que a prova foi bem tranqüila, agora é só esperar pelo resultado. O legal é que temos a possibilidade de ver o resultado via internet antes mesmo de retirar o certificado. Lá vêm mais 15 dias de angústia e espera.

sexta-feira, 28 de março de 2008

IELTS - second try

Sim, infelizmente a pontuação da primeira vez que fiz o IELTS não foi suficiente pra completar os pontos necessários do pass mark (67 pontos), ficou faltando 2 pontos que pra conseguir só refazendo o IELTS e tentando tirar pelo menos duas notas acima de 7, que é o suficiente pra eu atingir os 67 pontos.


Hoje fiz a prova do Speaking e amanhã farei o resto das provas escritas (listening, reading e writing).

Analisando friamente, a prova do Speaking em si foi bem tranqüila, os assuntos propostos eram bem familiares para mim. Inicialmente falamos sobre mim, sobre o que eu fazia, ela me perguntou sobre uso de cartas, e-mail, freqüência que eu faço uso disso, qual deles eu preferia, coisas básicas do dia-a-dia. Segunda parte da prova ela me deu um cartão com a proposta de assunto sobre alguém que eu tivesse tido contato no trabalho, quem era essa pessoa, o que ela fazia, como que ela me influenciou e se foi positivamente ou negativamente. Falei de um chefe que eu tive uma vez, sobre a organização dele, como que ele agia com relação a sua equipe e que ele me ajudou pois eu era muito desorganizado. Na terceira parte da prova continuamos a conversar sobre esse assunto, ela me fazia questões sobre características das pessoas que ajudavam a vencer na vida profissional, e enquanto estudantes o que poderiam fazer pra ajudar depois em suas vidas profissionais, se eu recomendaria a minha profissão pra outras pessoas, dentre outras coisas.

Só que teve um grande problema nisso tudo. A prova estava marcada pras 16:10, eu cheguei 15:30 e fiquei esperando. Por estar ali, o nervosismo que eu já estava ao longo do dia só foi piorando. Iniciamos a prova uns 20 minutos antes do horário marcado e fiquei mais nervoso por "não ter me preparado" (coisa besta, mas me ocorreu isso na hora), apesar de ter me preparado sim, em casa ao longo de dias. Durante a primeira parte da prova eu ainda estava conseguindo me segurar e não demonstrar o nervosismo, eu sabia que era considerada uma parte mais fácil e creio que isso tenha me influenciado. Dali em diante já na segunda parte, que era pra eu pensar e fazer anotações que pudessem me ajudar sobre o assunto por até um minuto e depois falar de 1 a 2 minutos, notei que a coisa começou a piorar significativamente. Não que eu falasse errado, mas as palavras começaram a travar, me dava uma vontade de acabar logo com aquilo e sair dali; cheguei até a pedir desculpas pelo nervosismo. A terceira parte então foi pior ainda; eu suava, me segurava na cadeira, olhava pra um canto da sala, segurava uma mão na outra, esfregava os dedos, até tentei gesticular um pouco pra ver se conseguia fazer algo de útil com as mãos que não demonstrassem tanto o meu nervosismo. Felizmente a avaliadora durante todo o tempo sorria e creio eu que tentava me passar confiança, meio que fazendo uma cara de "não te preocupa, segue adiante"; apesar de que na terceira parte da prova a cara dela parecia mais com "o quê tu quis dizer com isso, mesmo?". 

Chegando em casa, ainda me dei conta de umas burradas que eu fiz:
- na terceira parte da prova era pra ser mais como um diálogo, eu até teria que ter feito umas questões pra ela: não fiz nenhuma
- no final, depois de ter terminado fiquei me desculpando pelo nervosismo, falei umas besteiras do tipo, que se fosse uma conversa normal eu não estaria daquele jeito, era mais por conta de uma pressão por saber que estava em um "teste". duh pra mim.

Bom, fazer o quê? Eu devia é ter me preparado mais. Podia ter simulado umas conversas e garanto que tudo teria sido bem mais fácil. Agora é esperar que eu consiga não ficar tão nervoso nas provas de amanhã, pois quero ver se consigo tirar pelo menos duas notas acima de 7, e pra piorar acho que a de hoje eu fui pior do que a outra vez que tirei 6,5. Vejamos daqui a 2 semanas.

Pedido de Documentação

Dia 19 de março recebi um e-mail do consulado do Canadá, era o pedido de documentação. O engraçado é que eu estava no trabalho, já era final do dia mas ainda tinha alguns colegas na sala e me deu uma vontade muito grande de gritar, comemorar e contar pra todo mundo que eu afinal tinha recebido o pedido de documentação. 


Aproveitei a hora e me mandei pra casa pra comemorar com a Mari. Estamos bem contentes com isso, porque afinal o processo está indo adiante. Foram 6 meses (desde o momento em que enviamos o formulário inicial) de bastante ansiedade.

Participamos da lista Canada Immigration e recentemente algumas pessoas que tinham dado entrada no processo em agosto de 2007 já estavam recebendo o pedido de documentação. No momento em que paramos de ver que os pedidos tinham cessado, já começamos a pensar que tínhamos ficado para alguma próxima leva de pedidos, quem sabe dali uns 4 meses. Felizmente não foi isso que aconteceu.

Recebi alguns e-mails de pessoas querendo saber sobre a lista de documentos solicitados, bom sendo assim, este é o conteúdo do e-mail. PS. ele vem escrito em duas partes, uma em Inglês e depois outra em Francês, copiarei apenas a parte em Inglês.

==============================

Dear Sir/Madam,

This is the Canadian Consulate General, Visa Section in São Paulo and this refers to your application for permanent residence in Canada.

Our office is now ready to assess your file, therefore we are sending you a complete list of the required documents. Please note that you have 4 months to prepare and submit the supporting documentation. Documents must be submitted in a single package mailed or delivered to the address indicated below. Do not submit any documents until you have prepared the entire package. Please make sure to refer to your "B" file number given to you with the "Acknowledgement of receipt letter" when submitting documents or communicating with us.

Immigration Forms

An updated application form (IMM008) for yourself, your spouse, and each of your children of 18 years and over. These forms are available here

- Application for Permanent Residence in Canada ( IMM0008) for principal applicant only
- Schedule 1, Background Declaration (IMM0008)
- Additional Family Information form (IMM5406)
- If you are in common-law union, please fill-out the form Statutory Declaration of common-law union (IMM5409), available here


Civil Documents

The following documents will be required, if applicable, for yourself, your spouse, and for each of your dependent children;

- Birth certificates
- Marriage certificates
- Divorce certificates
- Child custodianship/guardianship
- Adoption decrees
- Death certificates in the case of widow/widower


Education

The following documents are required, as applicable, for yourself, your spouse, and for each of your dependent children over age 22.

- Official transcript(s) for secondary and post-secondary courses.
- Diploma(s) for secondary and post-secondary courses, e.g. Technical/Bachelor/Masters/Doctorate


Work History (work experience for the last ten years)

- Employment contract, work booklet.
- Last three pay slips issued by your present employer.
- Employment reference letter indicating your position, duration of employment and duties.

If you are self-employed, you must provide:
- Copies of business registration.
- Proof of business conducted with clients, such as invoices/bills.
- Balance sheets.
- Income tax returns.
- Proof of your license to practice (if you are a private practitioner)


Proof of Funds

- Bank statements.
- Income Tax declaration.
- Fixed deposit receipts.
- Securities (shares, debentures, bonds)


Other Documents

- Authorized language test results (IELTS, TEF) or a written submission providing evidence of your stated language ability.
- Passport photocopies.
- Proof of relationship to your relative in Canada. (Self-sworn affidavits do not constitute satisfactory proof of relationship.)
- Recent original Police Clearance Certificates for you or your dependents aged 18 years and above, issued by the police authorities for each country, including Canada, in which you or your dependants have resided for six months or more since you turned 18 years.
- Photographs as per specifications available on link below, height and eye colour information for principal applicant and all dependents.


Information on how to obtain the Police Clearance Certificates is available here

For the Royal Canadian Mounted Police Certificate please refer here

Additional documentation may be required if deemed necessary. For all documents please provide uncertified photocopies unless specified otherwise.

Should you require further information regarding the above documents, you may consult here



Yours sincerely,

Consulado Geral do Canadá
Setor de vistos e imigração
Centro Empresarial Nações Unidas
Av. das Nações Unidas, 12901,Torre Norte,16º. andar
04578-000 São Paulo - SP - Brasil
www.brasil.gc.ca

======================

Bom, esse é o conteúdo do e-mail e o que sei é que agora tenho que descansar para a segunda parte da prova do IELTS. Mas isso já é assunto pra um outro post. ;)


UPDATE!

Relendo a lista de documentos listados como solicitados, vi que eles pedem o form IMM008, só que o problema é que esse não existe, creio que tenha sido um erro de digitação. Conversando com outras pessoas no processo e que já enviaram a sua documentação, me sugeriram utilizar o link do "further information" (o último) que está no e-mail. Ali é um link para um documento com informações específicas do escritório de São Paulo e com um checklist para todos os documentos. Lá está bem mais explicado e não tem esse problema de ter o documento errado listado. Vou seguir por lá e agora é ver no que dá.

Pedido de desculpas

É praticamente uma vergonha deixar este espaço assim "atirado às traças"; nesses últimos meses, desde o último post bastante coisa aconteceu, apesar de que em relação ao Canadá, somente nas duas últimas.

Um resumo:
Janeiro:

  • Eu estava trabalhando no centro de Porto Alegre e fui comunicado de que seria transferido para um bairro distante do centro. Ou seja, como morávamos em outra cidade, na região metropolitana de Porto Alegre, o tempo de viagem entre ida e volta no trecho casa - trabalho seria muito grande, totalizando umas 3:20; resultado: nos mudamos pra Porto Alegre
  • Aniversário da Mari
  • Formatura dela
Fevereiro:
  • Iniciei a trabalhar no outro lugar no dia 07/02 - lá se foram algumas horas perdidas por dia
  • Conseguimos achar um apartamento legal, depois de muita busca (principalmente nos finais de semana)
  • Arrumamos tudo para a mudança; lá se foram mais uns dois finais de semana
  • Nos mudamos em uma terça-feira (19/02); sim, parece estranho, mas é que tínhamos uma viagem marcada do dia 27 a 01/03 e queríamos entregar o apartamento antigo antes de iniciar mais um mês e ter que pagar mais um pouco
  • Viajamos e aproveitamos pra descansar um pouco depois dessa correria toda
Março:
  • Mari estava meio depressiva em casa por ainda não ter conseguido trabalho
  • Na segunda dezena do mês ela teve uma entrevista de emprego, alguns contra-tempos, mas já começou a trabalhar essa semana.
  • Iniciei aulas de musculação e bike em uma academia, pra melhorar minha saúde, já prevenindo de possíveis complicações depois na hora dos exames médicos. A Mari ainda não iniciou mas já está se planejando.
  • RECEBEMOS NOSSO PEDIDO DE DOCUMENTAÇÃO!!!
  • Estou fazendo a prova do IELTS (29/03)
Afinal tudo está se resolvendo. Com o emprego da Mari vamos  conseguir juntar o dinheiro com mais calma e folga no orçamento. Morando em Porto Alegre estou com mais tempo pra fazer outras coisas em casa, inclusive estudar.

Ainda vou colocar outros posts, sobre o pedido de documentação em si e o IELTS.