quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Fim de ano com chave de ouro

Finalmente depois de 3 meses que completamos no dia 22 de dezembro, depois de 4 meses sem trabalhar, consegui um emprego aqui no Canada. Na semana passada um amigo me repassou um e-mail da empresa dele sobre uma oportunidade temporária pra trabalhar como ajudante na parte de montagem de computadores. Logo enviei meu currículo e carta de apresentação. Nesta segunda-feira a empresa entrou em contato comigo, na terça-feira de manhã fiz a entrevista e ontem então no final do dia me ligaram pra fazer uma oferta, que prontamente aceitei.

Sei que não é exatamente na minha área, com a experiência que eu tenho, muito menos no nível que eu tinha no Brasil. Esta é uma vaga pra alguém que esteja iniciando como júnior na empresa. No meu caso aceitei, pois entre ficar em casa sem fazer nada nem ganhando nada, prefiro estar lá, conhecendo pessoas, fazendo minha rede de contatos, ganhando uma "experiência canadense" e claro ganhando um dinheiro.

Ainda pra aumentar a alegria, neste final de semana que passou, dia 19, fiz a prova pra tirar a carteira de motorista, a prova advanced e passei. Agora podemos comprar um carro, posso ser tutor para quem esteja aprendendo e o melhor de tudo é que vamos poder dar umas passeadas pela cidade, pela região, conhecer outras cidades. Isso vai ser muito bom pra gente. Estávamos um pouco chateados de ficar só aqui em Edmonton e sem ter uma liberdade maior pra ir e vir.

Incrível como tudo vai se ajeitando, parece que agora a vida voltou a engrenar. Já vamos aproveitar este sábado que tem boxing day pra comprar algumas coisas pra casa que estávamos só nos segurando.

E justamente pra fechar com a chave de ouro, hoje temos uma ceia de natal com amigos, depois passaremos uns dias em Calgary e ano-novo em Banff. Inicio o trabalho no dia 4 de janeiro com "direito" a essa semana de férias, com a cabeça bem mais tranquila e sem muito medo de estar gastando nossas reservas.

E a vida recomeça!

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Good news!!!!!!!! boa notícia!!!

Bom, então finalmente estou feliz por contar uma boa notícia neste blog!
Dia 30 de novembro fui em minha primeira entrevista aqui em Edmonton, e no dia 1 de dezembro eu fui em outra entrevista.
No dia 9 de dezembro já fui contratada pelo lugar onde fiz a primeira entrevista :)
Vou ser Health Care Aide e trabalhar fazendo Home care, ou seja vou fazer "visitas domiciliares".
E é isso!
vou indo porque estou cansada e tenho que trabalhar amanhã.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Tomando tombo e se levantando

Enfim, lá se vai Novembro.

A Mari refez a prova teórica para carteira de motorista na segunda-feira seguinte em que fizemos a primeira vez. Nessa segunda vez ela foi super bem e como já foi mais confiante, tudo ficou mais fácil. Agora estamos recebendo uma ajuda de nossos amigos aqui para praticar com o carro deles e dia 5 de dezembro já faremos a prova prática, assim teremos a carteira final. Espero que não neve muito até lá, para não acumular neve e gelo nas ruas.

Nesse final de semana que se passou aproveitamos para esquiar. Foi nossa primeira vez aqui e a minha primeira na vida. A Mari já tinha esquiado uma vez que morou nos EUA. Sorte dela, por conta disso não levou nenhum tombo, já eu estou todo dolorido.
Logo ao entrar na esteira que leva à parte de cima da colina eu levei um belo tombo. Não sabia como entrar na esteira com os esquis e fiz parecido como se fosse uma escada rolante. Apoiei um pé na esteira e deixei o outro pra trás, quando fui puxar este outro, perdi o equilíbrio e fiz todo mundo ficar esperando até que eu conseguisse me levantar, o que não é simples!

Depois de bastante esforço e finalmente pela primeira vez lá em cima, me senti bastante confiante e comecei a descer. Logo de cara já queria descer fazendo curvinhas, como eu patinei por um bom tempo por algum motivo não muito claro fiz alguns movimentos parecidos com a patinação, só que de forma alguma se aplicam para esquis! Moral, levei outro belo tombo. Pra piorar tudo, a pista não estava muito fofa, estava mais parecida com um picolé liso do que um monte de neve. A queda era dura. Depois disso ainda desci várias outras vezes e tomei vários outros tombos. Cheguei a descer um morro bem mais inclinado do que o primeiro, só que nesse eu senti BEM mais dificuldades e fui praticamente parando, acho que já estava traumatizado com os tombos.

Algumas fotos da minha primeira queda e da primeira descida estão aqui.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Carteira de motorista em Alberta

Hoje fomos fazer a prova no computador para tirar a carteira de motorista estudante. Na semana passada fizemos a tradução da nossa carteira de motorista do Brasil e assim pudemos pular a restrição de tempo de espera até que se possa realizar a prova para a carteira definitiva, caso contrário teríamos que esperar um ano.

A prova foi relativamente fácil. Havíamos estudado bastante em uma prova simulada que achamos na Internet. Claro que não era exatamente esta prova e as questões eram formuladas de forma diferente. No total eram 30 questões e podia errar 5. Durante a prova tinha um botão para deixar alguma questão para depois, com isso se estivéssemos em dúvida sobre uma questão era melhor tentar outras e se ao final ainda não tivesse atingido a quantidade mínima necessária as questões puladas reapareceriam.

A Mari foi por primeiro e infelizmente errou mais de 5 questões e assim a prova já terminou quando errou a sexta questão. Depois dela fui eu e ao longo da prova pulei umas 5 questões. Na questão 25 eu errei a resposta e então a questão 26 era uma das que eu tinha pulado. Chutei a resposta e acertei. Nisso a prova se acabou e pude fazer o resto dos exames. Assinei diversos documentos, entreguei a tradução da carteira de motorista do Brasil, a carteira original, fiz um exame de visão e tiraram a minha foto. Em duas semanas me disseram que terei a carteira provisória e já poderei fazer a prova para tirar a carteira definitiva, pois por enquanto somente tenho um comprovante que passei nessa prova.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Abandono do blog

Cá estamos de volta a este blog atirado às traças.

Finalmente depois de praticamente 2 meses sem dar as caras, resolvi passar por aqui pra contar sobre nossa vida por aqui em Edmonton.

Infelizmente não conseguimos emprego ainda, mas estamos procurando e acho que isso pode influenciar a nossa vida por aqui em Edmonton. Recentemente comecei a olhar e comparar as ofertas de empregos em Calgary, outra cidade aqui da província de Alberta, e vi que o mercado por lá parece estar mais aquecido. Existem mais ofertas e que se encaixam melhor na minha experiência de trabalho. Por isso tudo, hoje já comecei a procurar e enviar o meu currículo para vagas em Calgary também. Sei que isso pode ser bastante complicado, teremos que pagar multa para romper o contrato de aluguel do apartamento que estamos morando, mas caso consigamos algum emprego, já vai ter sido melhor.

Por aqui em Edmonton, também existem vagas em que eu me encaixo, mas em bem menos quantidade e infelizmente acho que a história da crise por aqui continua pior do que se pensa (ao menos na cabeça de quem manda e desmanda). Tenho enviado meu currículo para diversas vagas mas não tenho tido respostas.

Duas semanas atrás, por duas semanas, fizemos um curso preparatório para o mercado de trabalho canadense em um instituto financiado pelo governo para ajuda a imigrantes. Nesse curso aprendemos a formatar o currículo nos padrões daqui, a fazer ligações telefônicas para empresas pedindo emprego, como escrever uma carta de apresentação, como se portar na entrevista e até com aula prática. Foi bastante interessante e ajudou a dar confiança de que não estamos fazendo nada de errado.

Temos falado diariamente com nossa família no Brasil e isso tem sido bastante bom. O skype tá sendo uma maravilha pra isso. A saudade ainda não tá batendo, talvez por conta dessa facilidade de nos comunicarmos. Para se ter uma idéia, enquanto ainda morávamos no Brasil chegávamos a ficar sem nos falar por até duas semanas e agora não passa de dois dias.

Uma última novidade é que o meu notebook que trouxe do Brasil, queimou o HD. Começou a bater pino e não liga mais. Ele era velhinho, tinha comprado na metade de 2004. O lado bom disso tudo é que umas duas semanas antes, por acaso enquanto estávamos saindo pra dar uma volta, eu dei uma olhada no corredor na parte onde se colocam os sacos de lixo seco e tinha lá um gabinete de um computador. Fui olhar e vi que era uma máquina boa, abri um saco de lixo e peguei o teclado. Pra poder usar o computador, olhei em um site de classificados (http://kijiji.com) e achei um monitor de 17" que a pessoa estava dando, era só passar lá e pegar.

Depois de termos passado todo o sufoco que passamos por 2 anos na espera pelo processo, em que nossa vida tinha "parado" no Brasil, esperarmos mais alguns dias ou até alguns meses não deveria ser muito ruim. Claro que no Brasil tínhamos emprego e isso ajudava a passar o tempo enquanto aqui estamos nos segurando ainda mais nos gastos e passamos mais tempo em casa.

Enfim, tudo vai se ajeitando.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Novidades...

Bom, quinta passada fomos no nosso novo banco aplicar para um cartão de crédito e depois disto fomos bater perna no shopping. Em quase toda esquina aqui no centro tem uma coisa muito interessante, tem umas máquinas que vendem jornal e junto tem outras que o jornal é de graça! Isso mesmo, jornalzinho de emprego, de carro, de casas e aptos.

Outra coisa legal é que os pedestres devem sempre atravessar nas esquinas, e quando não há sinaleiras e vamos atravessar, todos os carros param!

Aproveitando o post também, vou contar uma novidade... já alugamos nosso apartamento! É no mesmo prédio do Álvaro, onde estamos ficando.

Sexta passada fomos no Carna (conselho de enfermagem daqui). Pegamos dois ônibus pra ir e dois pra voltar. O processo de validação nos pareceu relativamente simples e por isso ficamos felizes. Mas vai levar um tempo, enquanto isso vou tentar conseguir emprego como aid assistant.

Sábado passamos o dia fazendo compras, eu, o Tiago, o Tiago, o Álvaro e o Vicente! De noite fomos fazer e comer um churrasco. Hummmmmm e estava bom demais!

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Chegamos!


Oi gente

Nossa que correria, vou fazer um resumo.

Bom eu sei que é tarde, mas como prometi escrever hoje...aí vai!
Na verdade quem escreveu foi o Tiago. Eu só dei uma adaptada para postar.

Na saída do aeroporto Salgado Filho, tivemos um probleminha com a bagagem de mão do Tiago. Nada de mais, mas ele teve que entrar numa salinha e tirar tudo da mala enquanto eu esperava. Mas tudo bem, saindo dali dessa confusão toda já estavam chamando para que embarcássemos que o avião já sairia. Tivemos uma viagem bem tranquila até Buenos Aires. Conseguimos pegar as bagagens, nenhuma com problemas nem nada. Passamos reto pela alfândega, junto a um monte de gente, creio que isso tenha ajudado. A Gabi e o Matias já estavam nos esperando. Compramos alguns pesos e fomos com um táxi e com o carro do Matias para o apartamento da Gabi e saímos pra jantar. Quando voltamos já era 1h da madrugada. Dormimos muito bem e no dia seguinte o táxi ficou de nos pegar as 14h então de manhã aproveitamos e demos uma passeada por Buenos Aires, fomos tomar café na Starbucks, passeamos, almoçamos no fridays e depois um Freddo que não podia faltar é claro! O taxista nos pegou as 14h no apto da Gabi (que por sinal éuma gracinha!) e fomos pro aeroporto. Nosso vôo era as 16:55, entregamos todas as malas, pegamos as nossas passagens e entramos na área internacional pra esperar sentados no portão de embarque. (Quando estavamos sentados na sala de embarque o Tiago se deu conta que tinha esquecido a máquina fotográfica no balcão do checkin... mas depois recuperamos).

Embarcamos na aeronave e saímos no horário em direção a Santiago. Foi uma viagem relativamente rápida e tranquila.
Infelizmente não deu pra ver muito as cordilheiras pois estava bastante nublado e só em um ponto com poucas nuvens vimos neve. Duas horas depois chegamos em Santiago e todos desceram da aeronave, passamos por uma aduana e subimos uma escada, entrando novamente na área internacional. Ali teríamos vinte minutos. Aproveitamos e fomos no banheiro e logo nos dirigimos pro portão de embarque. Lá ficamos parados ainda mais uns 10 minutos e logo embarcamos. Saímos na hora marcada de Santiago e viajamos em direção a Toronto. Foi uma viagem tranquila mas bastante cansativa. Nós praticamente não conseguimos dormir, mas tirar uns cochilos. O voo chegou no aeroporto de Toronto 6:35. Foram praticamente 10h de viagem desde o aeroporto de Santiago.

Ao desembarcar tivemos que andar um monte por dentro do aeroporto, que é enorme por nossa sorte tinha umas esteiras rolantes que facilitaram bastante o trajeto. Passamos pela imigração normal e fomos para a imigração específica para dar entrada como residentes permanentes no país. Nessa parte não fomos tão bem atendidos assim... e pra piorar Tivemos que assinar alguns documentos e uma das assinaturas tinha que ser exatamente dentro de um quadradinho branco. O Tiago passou um pouco fora do quadrado, e daí... nem vou comentar isso! :)


Dali pegamos as nossas bagagens, declaramos o porte de valores e despachamos as malas para Edmonton enquanto nos dirigíamos para o local de embarque para Edmonton. Nosso voo sairia as 10:15, nisso já era 8:10 então ficamos esperando no portão de embarque. Aproveitamos para comer e beber alguma coisa. O voo para Edmonton também saiu no horário e foi mais tranquilo ainda, eu até consegui dormir um pouco. A previsão de chegada era para o meio-dia. E assim foi, chegamos 12:10 em Edmonton. No aeroporto de Edmonton, juntamos novamente as malas e pegamos uma van que nos deixaria no centro, bem na esquina do prédio do Alvaro, onde estamos ficando temporariamente . Pagamos 30 dólares para os dois com o monte de bagagens.

Ao chegar no apartamento do Alvaro, fomos calorosamente recepcionados por ele, que tinha preparado uma ótima lasanha. Almoçamos e saímos para dar encaminhamento a nossa documentação, já era quase 15h. Fizemos o cartão de seguridade social, que é o que nos permitirá fazer todo o resto por aqui, sendo assim fomos encaminhar o pedido do cartão de saúde, já compramos nossos planos de celulares e infelizmente não conseguimos abrir a conta no banco pois fecha as 16h.

De noite tivemos uma janta com um outro casal de amigos e foi tudo muito bom e alegre. Ficamos até tarde conversando.

Hoje pela manhã fomos no banco e abrimos nossa conta e já depositamos os traveller cheques. A tarde o Tiago teve uma entrevista com um recrutador.

Hoje a noite fomos a um Irish pub com alguns amigos e jáconhecemos mais gente!
Bom por enquanto é isso! Vou tentar em breve colocar algumas fotos.
Tenho que postar logo antes que seja meia noite.

sábado, 22 de agosto de 2009

E o processo chega ao final!

Que alegria, enfim depois de quase dois anos terminou o longo processo! Mas cada dia dele valeu a pena.

Na semana que passou já sabíamos que os passaportes chegariam, só que havia um problema: não teria ninguém em casa para receber. Deixamos todos os dias na porta de casa um bilhete: "Sr. Carteiro, por favor deixe a notificação de correspondência". Na quinta-feira 20 de agosto o carteiro deixou uma resposta, o código de rastreamento do nosso pacote para que pudéssemos retirar no centro de distribuição. E assim fui lá na sexta-feira de manhã, já antes de abrir estava esperando na porta. Sensação muito boa abrir aquele pacote enorme, cheio de folhas com explicações, resumo do processo e nossos passaportes.

Estamos agora nos organizando para viajar já no dia 20 de setembro. Para nós foi só alegria o termino desse processo, mas sabemos que nossos pais ficaram um pouco divididos, alegres por nossa conquista e as possibilidades que temos daqui pra frente, mas também com um certo receio em saber que seus filhos agora vão morar tão longe e que a possibilidade de nos encontrarmos vai ficar mais difícil. Felizmente temos hoje um bocado de tecnologias que nos permitirá termos um contato muito maior do que se tinha a alguns anos.

Da nossa preparação para a viagem, já tiramos fotografias de nossos itens e colocamos em um álbum no Picasa e depois de enviar para algumas pessoas, já vendemos quase tudo. Agora falta fechar algumas contas, encerrar contratos e pagar proporcionalmente as contas. Temos que fazer algumas festas de despedida e comemorar com diversas pessoas que nos aturaram esse tempo todo só falando nesse assunto.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Pedido de passaportes

Só pra marcar mais uma das etapas, recebemos hoje o pedido de passaportes.
Só alegrias. Agora é marcar despedidas, arrumar tudo, que ainda dá tempo de chegar em terras geladas antes do inverno.

domingo, 26 de julho de 2009

O mais novo membro da família está para chegar! :)

Não! não é o que voces estão pensando!
trata-se de um cãozinho.

Eu sempre amei cachorros e minha família sempre teve cães. A Mag aliás, mora com meus pais, é uma linda, um docinho, quase 12 anos, desdentada, manhosa, cheia de mimos... enfim, ela enche a casa de alegria!



Depois de muita discussão eu e o Tiago resolvemos que lá no Canadá teremos um cachorro. Já decidimos a raça: Yorkshire Terrier (pocket), uma fêmea. Como o Tiago é alergico a quase tudo, ele pesquisou e viu que esse bichinho é indicado para pessoas alérgicas! Então vai ser esse, que aliás eu já achava muito fofo.

Então é isso, contada a novidade!

terça-feira, 21 de julho de 2009

Exames médicos - será o final?

Finalmente hoje consegui levar os novos exames na cardiologista. Ela analisou e nos deu o atestado, bem como o ECG com interpretação. Depois levei ao médico e aproveitei para perguntar se ele achava que ainda teria mais alguma coisa, ele respondeu que se tivesse entraria em contato. Eu perguntei sobre o código de rastreamento, ele respondeu que vai ser enviado pela TNT. Tentei explicar o que era o código e ele respondeu que isso é com ele, que se eu ficar olhando só vou ficar mais ansioso. Não satisfeito, perguntei quando ele achava que seria enviado, ele respondeu que "lá por quinta".

Bom, então agora, de novo, voltamos ao que sabemos fazer de melhor: esperar.

Uma coisa interessante que me dei conta, olhando os timelines é que o pedido de passaportes ocorre mais ou menos 20 dias depois do envio dos exames. Quem sabe então lá pelo dia 7 de agosto não teremos novidades?

E viva a ansiedade.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Mais novidades sobre a saga dos exames

Fizemos ontem de noite a consulta com a cardiologista, que nos avaliou e fez o eletrocardiograma. Até aí tudo bem. Nossos ECG deram tudo bem. Mas novamente a pressão foi a vilã da história. A médica nos pediu mais exames como colesterol, glicose, triglicerídeos e coisas assim. Já fizemos hoje pela manhã e os resultados ficam disponíveis no final do dia. Espero conseguir levar ainda hoje para ela analisar e nos dar os papéis que precisamos para levar no médico do consulado.

Teve um contratempo que durante a coleta de sangue para os exames, a técnica não conseguia achar as veias. Furou um dos meus braços, ficou escarafunchando e nada. Me pediu para fazer a coleta de urina e tentaria depois. Aproveitei e balancei bastante os braços, sei lá, pra tentar mandar sangue pras mãos. Não sei se adiantou, mas daí ela furou o outro braço e logo conseguiu. Que alívio. Eu não gosto de agulhas e ver a guria ali mexendo pra lá e pra cá, não foi nada agradável.

A Mari que tinha ido primeiro, também passou por algo parecido. Não sei se chegou a furar os dois braços, mas que ficou tentando, ah isso ficou.

Enfim, aguardem por mais novidades nessa novela.

terça-feira, 14 de julho de 2009

Percalços na consulta médica

Opa, nem tudo deu certo. Agora pela manhã a Mari recebeu uma ligação do médico solicitando que consultássemos um cardiologista, para que tivéssemos um parecer de um especialista e que também fizéssemos um eletrocardiograma em repouso.

Creio que tenha sido por conta de que nossa pressão estava um pouco alta no momento da consulta e por estarmos com sobrepeso.

Enfim, consulta com cardiologista agendada para amanhã e já sairemos de lá com o parecer e resultado do exame. Espero que pelo menos não atrase o envio para Trinidad e Tobago.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Exames, uma verdadeira correria

Fizemos hoje finalmente os exames médicos. Nossa consulta estava marcada para as 16h e estávamos lá antes, talvez umas 15:40. Logo fomos atendidos e a análise clínica bem como o questionário foi tranquilo. Ao final perguntei ao médico se ainda dava tempo de realizar todos os exames. Ele olhou no relógio, 16:40 e disse que sim. Um pequeno problema que tivemos foi que no momento da Mari tirar a blusa para colocar o avental, antes do médico examiná-la, o brinco caiu na privada. A ajudante do médico logo colocou uma luva e pinçou o brinco. Não achamos a tarracha.

Saímos dali e "cinquenta passos à direita saindo na porta do prédio", conforme palavras do médico, chegamos na clinica para realizar o exame de raio-x de tórax PA. Não tinha ninguém na fila do atendimento e as 16:50 já estávamos na sala de espera, onde tinha duas mulheres e um homem. Depois de uns 10min a técnica chamou pelo próximo da fila, no que o homem logo se prontificou. Nisso outro homem já tinha chegado e saiu logo perguntando quantos outros ainda fariam o exame de raio-x. Somente uma das mulheres disse que faria, a outra estava esperando por alguém e ela já estava bem impaciente.

Quando já era 17:20 disse para a Mari ligar para o laboratório dos exames de sangue e perguntar que horas fechava, resposta deles 18h. O laboratório ficava a "cinquenta passos à esquerda saindo na porta do prédio", também conforme o médico. Quando já era 17:45 a Mari foi chamada para o exame. Já estávamos desanimados pensando que teríamos que voltar na manhã seguinte para realizar o exame de sangue, a Mari já tinha ligado para se informar que horas que eles abriam, só 7:30 e ela já tinha pacientes agendados no posto para 8h, seria um caos. Em 4 minutos depois dela sair da sala de espera veio correndo me chamando para que fossemos ao laboratório fazer o exame de sangue, já que ali no raio-x só fecharia às 19h.

Saímos correndo e chegamos 17:50 no laboratório, tinha uma mulher fechando a porta, disse que o horário das coletas já tinha terminado, quando a Mari chegou depois de mim, botando os bofes pra fora, perguntamos até que horas a coleta era feita, nisso ela nos indicou uma outra unidade deles, na rua do lado que fechava somente as 18:30 e a recepcionista que atendia ali onde estávamos, agora estava lá na outra unidade e que somente ela saberia preencher os papéis. Saímos correndo de novo.

Conseguimos chegar no laboratório e logo fizemos os exames, eu primeiramente e saí de lá 18:15 correndo para o raio-x, já que eu ainda não tinha feito. A Mari ficou fazendo os exames e foi me encontrar de novo no raio-x.

Quando eu cheguei no raio-x, logo fui falando e mostrando os papéis do exame e explicando que eu havia saído para fazer o exame de sangue. Nisso o atendente já perguntou da Mari, pois ela teria que repetir o dela. Fui pra sala de espera e uma pessoa que estava ali, quando saímos correndo, estava recém sendo atendida. Quando o técnico voltou para chamar o próximo, só havia nós dois na sala e apontei para que ele chamasse a Mari. Depois dela fui eu e não precisei repetir o exame.

Juntamos todos os papéis e voltamos ao consultório do médico e colocamos os números dos protocolos sob a porta do consultório dele.

Voltamos bem felizes e cansados para casa, a correria foi grande.

Agora, para completar a alegria, ao chegar em casa olhamos na caixa de correio e estava lá de volta o papel do FBI! Amanhã já enviarei os papéis ao consulado em São Paulo.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

...e continua andando!!

Bom, só para partilhar mais uma informação do nosso processo!
Após passar toda a semana chegando em casa e indo olhar a caixa de correio, nesta sexta feira finalmente chegou o pedido de exames médicos! QUE ALEGRIA AO VER AQUELE ENVELOPE PARDO!
Fui eu quem peguei, e logo já fui ligando para o meu marido e para a secretária do médico também. Não podemos perder tempo agora né.
Então nosso exame já está marcado para segunda feira.
E a fila anda! Ainda bem!

quarta-feira, 1 de julho de 2009

E a fila anda

Vejam só, para quem estava meio pra baixo, sem novidades, os últimos dias foram bastante movimentados.

Recebemos ontem via e-mail o pedido de atualização de documentação!

Veio no pedido que atualizássemos os seguintes documentos:

- you and your spouse must fill out again and update forms IMM0008 Schedule 1 and IMM5406;

- you and spouse must provide updated police certificates from Brazil as follows:

  • Atestado de antecedente criminal emitido pela Polícia Federal;

  • Atestado emitido pelo Justiça Federal - Certidão de Ações, Execuções, Cíveis, Criminais e Fiscais;

  • Atestado de antecedente criminal emitido pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de RS;

  • police certificate from USA from Minnesota state and from FBI for your spouse;


  • - updated proof of funds;

    Bem como previsto, ainda bem que já solicitamos o pedido para o FBI. Apesar da Mari ter morado um ano lá, somente ficou 5 meses depois de ter feito os 18 anos, que teoricamente é o que deveria ser levado em conta para solicitar este atestado e mesmo assim somente se ultrapasse pelo menos 6 meses.

    Agora é só preencher estes formulários que o pedido de exames deve estar chegando!

    Ainda para completar nossa alegria, na última semana ficamos sabendo que um casal recebeu os passaportes com vistos, uma amiga recebeu o pedido de documentação e que outros amigos também já estão com os passaportes com vistos em mãos. Só alegria nesses tempos.

    domingo, 28 de junho de 2009

    Últimos acontecimentos :)

    Bom, iniciando o meu primeiro post, quero dizer que estou em um momento de grande ansiedade, mais do que em qualquer outro!!!! Lamentações a parte... Quero contar algumas coisas que aconteceram e eu nunca escrevi.

    No final de semana dos dias 6 e 7 de Junho, fomos para Rio Branco (Uruguai), fazer algumas comprinhas, dentre elas a mais importante foi uma mala enorme. Porque? Por que foi a primeira coisa que compramos pensando na nossa sonhada viagem ao CANADÁ. Agora ela, a mala, está colocada num canto da nossa casa só esperando para ser usada, e o que eu espero de fato é que ela seja usada em breve!

    Mudando de assunto, uma manhã dessas, tirei folga para resolver algumas coisas: Coletar as impressões digitais para enviar ao FBI e fazer meu passaporte Italiano.
    Vou explicar. Resolvemos solicitar meus antecedentes criminais ao FBI pois como eu morei um ano nos EUA, pode ser que o consulado nos exija isso, então melhor fazer logo!! Ao chegar no instituto de identificação, nada feito, eles não fazem isso há muito tempo, e sinceramente acho que nem sabem! Então fomos na PF, lá eles até faziam isso, mas as pessoas responsáveis por isso não chegavam nunca e acabamos desistindo. Então pensei: vamos fazer o passaporte que isso é certo que vai funcionar, não tem erro! Chegando lá, fomos encaminhados ao andar responsável para confecção de passaportes, entreguei todos documentos necessários e a moça me perguntou se eu continuava solteira, daí eu murchei! Não, não sou, casei há dois anos e moro em Porto Alegre agora, eu disse. Fiquei sabendo então que estava dois anos atrasada e que deveria solicitar uma seguda via da certidão de casamento e traduzi-la e depois voltar lá!

    Bom, então nessa manhã nada deu certo! Fazer o que?!

    No próximo final de semana fomos a Canela, lá fomos na Polícia Civil, e para nossa surpresa deu tudo certo, até mais do que pensávamos! hehehe Afinal já enviamos os papéis para o FBI.

    E por fim vou contar de um encontro que tivemos ontem, é um encontro de pessoas que estão no mesmo processo que nós, ou que pretendem entrar nele. É ótimo participar, porque a gente conhece gente nova, faz amizades, compartilha informações, troca experiências, esclarece dúvidas e divide estes sentimentos de angústias, ansiosidades, apreenssão... São tantos!

    É...as vezes parece que o nosso tempo parou! Vamos ver quando escreverei novamente! Espero que em breve e com boas notícias!

    sábado, 18 de abril de 2009

    Data de viagem

    Calma, não deixamos de atualizar aqui e do nada aparecemos com data de viagem marcada. O que acontece é que conforme nossos planos, já teríamos em janeiro/fevereiro o visto e viajaríamos agora em abril.

    A data inicial era dia 05 de abril, um dia depois do meu aniversário. Ao longo do tempo a Mari recebeu um convite de casamento para o dia 18 de abril que ela não quer perder, então a data de viagem tinha ficado pro dia 19 de abril. Mas justamente HOJE é dia 18 de abril e ainda nem sequer recebemos nossos pedidos de exames médicos.

    Estamos acompanhando os timelines do pessoal e sabemos que alguns que deram entrada no processo em junho de 2007 já estão recebendo seus pedidos de exames médicos e pedidos de vistos. A "fila" está andando um pouco devagar, mais devagar do que certamente todos gostariam, mas ainda tenho esperanças de que neste primeiro semestre de 2009 estaremos com os vistos.

    Só tenho uma coisa a pensar nesse momento: paciência. Ao longo do processo vamos construindo sonhos, planejando coisas a fazer quando chegar nas terras geladas mas nessa parte final do processo tudo parece ficar muito mais crítico.

    Começamos a pensar em diversas coisas que podem dar errado. Algum certificado ou comprovante que foi emitido errado ou que faltou. Algum outro documento que foi enviado errado. É uma pena não ter uma forma de acompanhar o andamento de forma mais próxima, sabendo detalhes sobre tudo.

    Enquanto isso praticaremos a arte de ter paciência. Boa sorte a todos que estão nessa espera assim como nós.

    quinta-feira, 19 de março de 2009

    Tour virtual por Edmonton

    Esses dias notei que eu não conhecia Edmonton muito bem. Sentia que me faltava uma visualização de como é a cidade, algo mais parecido como se estivesse andando nas ruas.

    Já achei diversas fotos da cidade, mas na maioria das vezes estas são de alguns lugares mais famosos, pontos turísticos. Já o que eu queria era ver os bairros residenciais, ver como é Downtown e ter uma idéia da altura dos prédios.

    Consegui achar no Youtube diversos vídeos da cidade e o melhor de tudo é que não são só dos pontos turísticos.

    Um que achei interessante, apesar do tema é este daqui. O morador sai com seu carro pela cidade e vai apontando prostitutas pelas ruas. Não consegui ainda saber se a prostituição está mais presente no local em que ele mora ou se é assim por toda a cidade. Também ainda não descobri que região em que foram feitas as filmagens. O lado bom do vídeo é que justamente ele está andando de carro por um bairro residencial, dali a pouco pega uma rua mais movimentada com algum comércio e assim dá pra ter a idéia que eu procurava.

    Este outro me chocou. Comecei assistindo e vi que ele registrava a passagem do tempo focado em algum lugar no centro. Depois do sol se pôr e passar toda a noite, logo amanheceu e o sol começou a subir, mas daí que veio o estranho. O sol subiu pela direita de quem assiste o seu nascer! Neste momento me dei conta de um monte de coisas! No inverno o sol passa pelo sul, enquanto aqui no hemisfério sul no inverno o sol passa pelo norte. Ao comprar/alugar uma casa tenho que favorecer a face sul ao contrário do que fazemos aqui! Assim me dei conta da quantidade de coisas que teremos que reaprender e confesso que senti um pouco de medo.

    Finalmente, mais alguns vídeos que achei interessantes:

    rush hour in downtown Edmonton
    wake up, Edmonton!
    Edmonton Downtown Traffic Timelapse

    quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

    Cidade de destino no Canadá

    Quando abrimos o processo, creio que como a maioria dos imigrantes, queríamos morar em Toronto. São diversos fatores que nos levam à esta escolha, dentre eles o fato de ser uma cidade muito grande e com diversas oportunidades de emprego, portanto uma chance menor de ficar desempregado por mais tempo, ou ainda também por possuir diversos atrativos que só uma cidade grande pode proporcionar tais como lojas e shopping centers que (achamos) serão legais de se ter.

    Com o tempo e conversando com outras pessoas vimos que estes motivos não são tão fortes assim. Ao se considerar a oferta de emprego e comparar com a população nota-se que a oferta de empregos disponíveis por habitante não é tão melhor do que em outros lugares. Quanto ao quesito lojas e diversão, em outros grandes centros (não tão grandes assim) também estão disponíveis. Portanto outros aspectos devem ser levados em conta.

    Especialmente em um encontro de imigrantes, um casal de Edmonton estava por aqui e nos proporcionou uma visão do que estava sendo para eles morar por lá, já por dois anos naquele momento.

    Alguns aspectos que eles destacaram:
    - Cidade menor (700mil habitantes);
    - Clima mais frio e seco;
    - Não existe o imposto provincial;
    - Não existe a carência no plano de saúde;

    Ao ouvir estas características algumas coisas que eu sempre pensei vieram à tona. Pensando no estilo de vida aqui do Brasil, eu e a Mari temos um grande desejo de morar em uma cidade menor, onde possamos ir trabalhar e não perder horas no trânsito, onde seja possível sair nas ruas sem se preocupar.

    O clima aqui em Porto Alegre, por vezes é de matar quando fica com dias abafados, úmidos e quentes; ficamos suando em excesso mesmo parados e não gostamos nada disso. Dois pontos à favor para Edmonton.

    A Mari quer continuar estudando e eu também. Em Edmonton existe a University of Alberta, que é renomada, reconhecida e com um corpo docente de extrema qualidade.

    Claro que estes são aspectos e argumentos superficiais e poderia me estender por horas analisando tanto argumentos à favor quanto contra. Mas o que me deixa mais tranquilo em relação à isso tudo é que caso tudo o mais esteja dando errado, basta pegar algumas malas e se mudar para outra cidade. Para nós que teremos mudado de país, o que seria dar um pulinho ali, um pouco mais pro lado no mapa?

    segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

    Vergonha na cara

    Sei que este blog anda abandonado e parado. Sinto que minha vida também anda um pouco assim.

    Participei ontem de um encontro com imigrantes, em Porto Alegre. A sensação geral que se tem é de que o mesmo está acontecendo com os outros. A vida parou, o consulado parou e alguns que estão no processo federal sob as novas regras se sentem piores ainda já que o consulado não lhes deu o derradeiro "NÃO".

    Pena que eu possa estar dizendo o que já disse por aqui, tal como "queria estudar, mas vou esperar", ou ainda "queria comprar, mas vou esperar". Agora adiciona-se a esta lista o "queria escrever no blog, mas vou esperar por novidades".

    O que acontece é que cansei.

    Não quero mais esperar ter novidades pra tocar a vida e algumas coisas que dependem disso. Não posso perder tempo esperando algo acontecer. para que só então tome uma atitude.

    O nosso processo está de certa forma bem adiantado. Estamos agora só esperando o pedido de exames médicos e quando isso acontecer provavelmente em dois meses depois estaremos com os vistos e prontos para embarcar em direção a uma nova vida.

    Claro que nesse tempo todo eu continuei a estudar sobre o lugar que queremos morar, mas não com tanto entusiasmo. Salvei em um arquivo ".txt", em algum canto do computador algumas notas e links de coisas para estudar sobre a nova vida.

    Por isso, o que farei é o seguinte, vou rever esse material e escrever sobre eles. Claro, será uma oportunidade de finalmente tirar de "um canto do computador", ler sobre o assunto e de quebra ajudar alguém que um dia possa ter dúvidas sobre aquilo.

    Espero que isso dê um ânimo em mim e na Mari e quem sabe em mais pessoas que também estão com os pés de molho em um balde d'água fria. Um abraço a todos e um feliz 2009 cheio de realizações de sonhos.